Passeios

Reservas naturais, parques, mar, lagoa compõem a oferta do Oeste no que toca a natureza



A lagoa de Óbidos, situada nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, é talvez o melhor local junto à costa para os amantes de birdwatching. É, aliás, o spot ideal para procurar aves aquáticas. No Inverno, também acolhe grandes concentrações de patos, limícolas e gaivotas. Sabia que a imensa arriba fóssil que acompanha as praias e enseadas da região, zona rica em vestígios de dinossauros, é um dos locais paleontológicos mais valiosos e de maior interesse do mundo?

Recomendam-se os passeios pedestres no Paul da Tornada, uma jornada na Reserva Natural da Ilha da Berlenga, única reserva marinha do País, cujas águas límpidas e fauna abundante convidam a um mergulho. Uma visita aos circuitos da serra do Socorro, à área de paisagem protegida da serra de Montejunto e do Parque Serra de Aire e Candeeiros, fará as delícias dos amantes da espeleologia, do montanhismo e do alpinismo. Um passeio pelo planalto das Cezaredas e a prática de desportos náuticos na lagoa de Óbidos são algumas das aventuras propostas aos visitantes.

As falésias do Oeste e a serra de Montejunto reúnem condições de excepção para a prática de parapente, asa delta, escalada, alpinismo ou mesmo espeleologia.

Generosas paisagens

A natureza foi generosa na região do Oeste, recheando-a de paisagens únicas e deslumbrantes. Do sítio da Nazaré vislumbra-se uma das mais deslumbrantes paisagens da região. A concha de S. Martinho do Porto, com o seu recorte quase perfeito, é uma baía de características únicas. Em Peniche, impõe-se um passeio ao longo das marginais que percorrem todo o perímetro litoral desta pronunciada península, de onde sobressaem pitorescas formações rochosas esculpidas ao longo dos séculos pela erosão do mar e do vento.

Da “Nau dos Corvos”, no majestoso promontório do cabo Carvoeiro, avista-se ao longe o perfil do arquipélago das Berlengas, o pequeno, mas encantador grupo de ilhas, que para além de ser o principal local de nidificação de aves marinhas da península Ibérica, abriga espécies de fauna e flora únicas.

Em suma, e no que toca a turismo activo, o Oeste é uma das regiões com maior e melhor oferta.

Stand Up Paddleboarding | Berlenga

Conhece o stand up paddleboarding (SUP)? A Stand Up Portugal tem uma proposta irrecusável. Uma viagem até à Berlenga, em barco próprio, com possibilidade de fazer SUP nas zonas mais bonitas da ilha da reserva mundial da biosfera da UNESCO e ilhas adjacentes.
Saiba mais em www.standupportugal.com.

Budha Eden Garden | Jardim da Paz

Espaço inédito em Portugal, situado no Bombarral, tem cerca de 35 hectares e acolhe estátuas de budas gigantes de Bamyan. Imperdível.
Clique em www.buddhaeden.com.

Real Fábrica do Gelo | Monumento Nacional

Sabia que o complexo da Real Fábrica do Gelo foi considerado por especialistas internacionais “como um caso único pela originalidade das suas estruturas e pelo razoável estado de conservação”?
Descubra mais em www.realfabricadogelo.com.

Birdwatching e roteiros | Sensações

A TurninGreen (www.turningreen.pt) e a FrancisOverland (www.francisoverland.com) tem uma oferta diversificada e original. Se a primeira é dirigida aos amantes da birdwatching, a segunda é especialista em roteiros na natureza e animação turística.


Google Analytics